As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Rejeitar
Aceitar
-
+
Etapas do processo vocacional
  • Passo #1

    Animação Vocacional

    Conhecido como o primeiro passo que o vocacionado dá no seu caminho vocacional, a etapa do acolhimento, que chamamos de Animação Vocacional, acontece quando o jovem aceita o chamado de Deus para seguir o seu propósito de vida. Por meio de diálogos com os animadores vocacionais, o jovem acolhe a vocação e é acolhido pelos Irmãos e pela comunidade Marista, que o auxiliam a cuidar, discernir e acompanhar todo esse caminhar.
  • Passo #2

    Pré-Postulado

    Etapa inicial do processo formativo, é um tempo de transição do processo vocacional para a formação, propriamente dita. Nesta fase, que dura no mínimo um ano (podem ser dois anos, por exemplo), o jovem começa a compreender que um dos objetivos da missão marista é que o Irmão possa estar presente onde mais se necessita dele e de suas obras. Ou seja, o verdadeiro sentido da missão é que ele possa servir nos locais onde mais necessitam da nossa presença!.

    A formação do Pré-Postulado é pautada pelos elementos característicos da Vida Religiosa Consagrada: fraternidade, espiritualidade e missão. É um tempo oportuno para conhecer a história institucional!

  • Passo #3

    Postulado

    A etapa do Postulado Marista é mais um tempo especial na vida do jovem! O objetivo principal, desta fase, é o autoconhecimento, baseado em quatro verbos, que norteiam a formação: conhecer-se, aceitar-se, superar-se e converter-se ao Evangelho, discernindo o possível chamado de seguir Jesus Cristo na vida marista. Estes elementos são, profundamente, vivenciados na vida fraterna, na missão e na espiritualidade.

    Durante esta fase, seguimos nos estudos da biografia do fundador, São Marcelino Champagnat, e dos primeiros Irmãos, além do estudo da Língua Espanhola, em vista da próxima etapa, que será realizada fora do Brasil. O Postulado, que tem duração, aproximada, de um ano - podendo se estender, é, então, um tempo de preparação para a nova fase, o Noviciado, que, em conjunto com outras províncias maristas, acontece na Bolívia.
  • Passo #4

    Noviciado

    O Noviciado, como um todo, tem por objetivo formar o coração consagrado marista! É um tempo de iniciação nas exigências da Vida Religiosa Marista, e, nesta fase, o jovem já é considerado Irmão. Nesta etapa, o noviço, auxiliado pelo mestre dos noviços, e a comunidade formadora, discerne o que Deus quer dele e examina as suas motivações e aptidões. São dois anos de formação, em Cochabamba, na Bolívia, divididos em duas fases: 1º ano canônico e 2º ano apostólico.

    Durante o tempo canônico, o Irmão noviço é convidado a aprofundar os elementos fundamentais da consagração, com ênfase no cultivo da espiritualidade, das relações interpessoais e comunitárias. Ainda neste primeiro ano, o noviço estuda as Constituições e Regra de Vida do Instituto Marista. Já no segundo ano, que chamamos de apostólico, o noviço vive um período de estágio em alguma comunidade, experimentando a rotina de vida de um Irmão Marista. Em seguida, passa a se preparar para a profissão dos primeiros votos, que ocorre no final do segundo ano, no qual o jovem Irmão se consagra a Jesus Cristo, com a profissão dos votos de castidade, obediência e pobreza.
  • Passo #5

    Juniorato

    Chegamos na última etapa de formação do processo vocacional! O Juniorato é o período que se inicia após a profissão religiosa dos primeiros votos, e se estende até a emissão dos votos perpétuos. Esta etapa se caracteriza pela busca do equilíbrio entre a formação religiosa e acadêmica, no serviço apostólico, e na identificação do seu carisma pessoal, com o carisma do Instituto Marista. O objetivo principal é a formação do Apóstolo Marista! O Juniorato, também, se divide em dois momentos.

    O primeiro acontece em Belo Horizonte (MG), em um período de três anos, onde o jovem Irmão realiza o curso de Teologia. Após este prazo, o Irmão segue para um segundo momento, que já é vivido em uma comunidade apostólica, na qual ele desenvolverá uma missão mais específica, em alguma das unidades socioeducativas, podendo, também, fazer algum outro curso que o auxilie nesta missão.

    Neste período, segue renovando os votos, anualmente, sob aprovação do Conselho Provincial. E, nesta jornada, ele vai se preparando para a realização dos votos perpétuos. Como diz o poeta, é caminhando que se faz o caminho! Venha fazer este bonito caminho pela educação, solidariedade e evangelização conosco!
Se você se interessou pelo carisma Marista,
entre em contato conosco e descubra a sua vocação
 
X
Você será atendido por um especialista.

Para agilizar o andamento, preencha os seus dados abaixo.